(+351) 213 547 124 / (+351) 962 032 535

Quanto mais escovar os dentes, mais amarelos ficam

 

Nesta imagem verificamos que a gengiva, por haver uma escovagem agressiva, subiu, deixando exposta a raíz do dente. A raíz é mais escura, uma vez que não está coberta por esmalte.
Esta área pode ser bastante sensível ao quente e ao frio, assim com ao doce e ao ácido.
Exagerar na escovagem NÃO vai deixar os dentes mais limpos!!!

A camada exterior do dente, o esmalte, é normalmente responsável pela cor branca dos dentes, sendo que o seu interior é bastante mais amarelo e escuro.
O problema é que o esmalte normalmente só tem uma espessura aproximada de 1 mm. E, embora seja o tecido mais duro do corpo humano, a escovagem excessiva consegue, ao longo do tempo, desgastar essa camada, diminuindo cada vez mais a espessura do esmalte branco e, assim, transparecendo cada vez mais o interior mais escuro e amarelo do dente.

É chocante, mas é verdade. Um dos grandes problemas de saúde oral nos dias atuais é o excesso de escovagem.

E o que é o excesso de escovagem? São basicamente 3 pontos fundamentais.

  1. Escovar mais do que 2 vezes por dia.
    A escovagem deve ser feita de manhã, após o pequeno almoço e à noite, antes de deitar. Qualquer escovagem a mais, é excessiva.
  2. Utilizar escovas que não sejam suaves.
    A utilização de escovas de dureza média, ou dura, aumenta o desgaste dos dentes.
  3. Aplicar muita força na escova.
    Os dentes devem ser escovados de forma suave, sem força, para não agredir o esmalte, nem as gengivas.

Mas os efeitos negativos da escovagem excessiva não acabam aqui. Também a gengiva sofre com essa agressão. Com o tempo ela retrai, deixando exposta uma parte do dente que normalmente não se vê. A raiz!

Não só os dentes ficam com um aspeto muito comprido, como, não havendo esmalte nesta área, surge a sensibilidade dentária, por exemplo ao frio e ao quente. Esta situação é atualmente uma das maiores responsáveis pelo aumento da sensibilidade dos dentes. Sem esmalte, também esta área é de cor mais escura e amarelada.

Resumindo, embora a intenção seja boa, o excesso de escovagem representa uma agressão aos tecidos orais e provoca o escurecimento dos dentes e a retração das gengivas.